segunda-feira, 10 de junho de 2013

analisando o 10 de Junho... ( crónica actualidade) #1

10 de Junho- Dia de Portugal, de Camões  das Comunidades portuguesas, ou para muitos, apenas mais um feriado no calendário. Ok, sei que ultimamente as coisas por cá não são um mar de rosas ( bom talvez nunca tenham sido) mas já vai sendo hora de darmos um pouco mais de valor à nossa cultura e ao que temos de bom... esquecer um pouco as politiquices falhadas é saudável.

O português costuma gritar aos quatro ventos o seu descontentamento mas continua a só se importar com alguma coisa quando " lhe chegam com a roupa ao pelo"... manifestações de ultima hora, cheias de indignação não levam a lado nenhum. è tempo de AGIR, SALVAR  o pouco que nos resta. E muitos perguntarão: COMO?
A resposta é simples... aposte-se no bom que cá existe. estamos tão cegos com o que corre mal e tão inundados pelas alegadas "maravilhas" que vêm de fora que nos esquecemos o quão extraordinários somos quando nos aplicamos à seria. Um bom exemplo de como negligenciamos o "produto nacional" é olhando para o nosso consumo cultural. Há um total descrédito por quase todas as artes que trazem o selo "Made in Portugal", mas PORQUE?

Será que a literatura estrangeira é melhor que a nossa, ou a musica estrangeira mais apetecível que a nossa? E o cinema, e a fotografia, e a dança???

A memória do povo é curta. Esquecem-se com  facilidade que Portugal é um dos países com as fronteiras mais antigas do mundo. Que foram os portugueses que descobriram metade do globo. Que a Língua Portuguesa é a 5ª mais falada... Que foi um português  que fez a primeira viagem de circum-navegação... Que foi pelas mãos de um português que nasceu uma das maiores epopeias de que há memoria... Que fomos "donos" de um grande império ultramarino... que mesmo calados pela censura, foram os portugueses que protagonizaram uma revolução pintada pelo perfume dos cravos... que entre a lista dos premiados com Nobel constam os nomes de 2 portugueses... que temos uma das mais antigas universidades europeias....um sem fim de monumentos e quase todo Portugal é digno de ser chamado Património da Humanidade.

Talvez eu possa parecer saudosista, mas eu continuo a acreditar que vivo num país onde é permitido sonhar e onde havendo vontade, os sonhos se realizam. E acima de tudo lembrem-se que UM PAÍS SEM CULTURA NÃO EXISTE.

Sem comentários:

Enviar um comentário